De acordo com centenas de estudos científicos e com sabedoria da Medicina Chinesa é possível lidar ou até eliminar os sintomas da ansiedade. Um dos segredos por trás disso é a pratica RELUGAR do TAI-CHI-CHUAN.
Muitas pessoas que sofrem de ansiedade já sentem na pele o que é isso.
Caso não saiba, o mais indicado é procurar um profissional qualificado para isso.
Veja aqui alguns sintomas ansiedade:
– Pensamentos descontrolados
– Pensamento excessivo incontrolável
– Dificuldades de concentração
– Sentimentos de pânico
– Irritabilidade
– Estado de alerta excessivo
– Problemas com o sono / insônia
– Mudanças no apetite
– Querer escapar da situação em que se encontra
A prática do tai-chi-chuan é uma atividade super indicada para controlar a ansiedade. Segundos os chineses o Tai-Chi-Chuan é o sinônimo de Longevidade.
Sim, no meu canal do Youtube você vai encontrar aulas completas de como praticar o Tai-Chi-Chuan sozinho(a).
Tai chi chuan é uma arte marcial chinesa que não foi desenvolvida com o intuito do combate corpo a corpo, porém os princípios se baseiam em movimentos marciais.
A prática regular do taichi conduz a uma saúde equilibrada, desde um ganho de resistência muscular até uma melhora na qualidade sono.
O termo literal tai chi chuan é: tai (grande) / chi (extremo) / chuan (punho), mas desta forma não faz muito sentido, não é verdade?
Então vamos entender a perspectiva filosófica do taichi:
O termo tai-chi-chuan em chinês traz a idéia de: “Utilizar o movimento do Yin-Yang com as mãos para alcançar o equilíbrio”. Mas agora o que é o Yin-Yang ?
Já que se trata de uma atividade física, movimento Yin representa a lentidão, suavidade, “sem força”.
Mas também existe a energia Yin no nosso organismo que é: a água, o sangue, a saliva, a mucosidade, ou seja, toda parte líquida do organismos.
Movimento Yang representa a rapidez, contração rápida com força. E nosso organismo representa as funções “motoras” como por exemplo: batimento cardíaco, peristaltismo intestinal, contrações musculares, etc.
Portanto, a prática do taichi há essa combinação entre os movimentos Yin e Yang ao longo da sequencia e isso faz com que nosso corpo se beneficie desse equilibrio natural.
Basicamente, o taichi é formado por 3 pilares, pelos exercícios preparatórios de aquecimento, pela sequência propriamente dita que é a “sequência do tai-ch-chuani” e pela sequência de espada.
A prática do tai-chi-chuan pode ser desenvolvidas através de aulas individuais ou em grupo, mas cada praticante realiza seu próprio exercício.
O iniciante começa o aprendizado através da sequencia de aquecimento, após encorporar toda a base do aquecimento inicia-se a sequencia do tai-chi-chuan e na última etapa aprende-se a utilização da espada.
Yin-Yang são duas forças opostas presentes na natureza, nos seres humanos, animais e plantas. Essas forças contribuem para a manutenção e equilíbrio das nossas funções vitais.
Em outras palavras a energia Yin representada no nosso organismo é: a água, o sangue, a saliva, a mucosidade, ou seja, toda parte liquida do organismos.
Já a energia Yang são as funções “motoras” como por exemplo: batimento cardíaco, peristaltismo intestinal, contrações musculares, etc.
Portanto para se alcançar uma vida equilibrada e saldável é essencial que o nosso Yin-Yang esteja em harmonia. E a única arte marcial chinesa que contribue para esse equilíbio é a prática constante do tai-chi-chuan.
Aprender taichi não é uma tarefa tão difícil como muitos pensam.
A partir do momento que o praticante se compromete a fazer regularmente os resultados surgem em menos de 3 meses.
Durante um mês o aluno aprende 18 séries de movimentos básicos do taichi, que também servem como um excelente aquecimento.
Em seguida ele(a) começa a aprender a sequencia de taichi. O tempo de aprendizado da sequencia inteira do taichi é de aproximadamente 1 ano e meio.
Muitos praticantes iniciam o treinamento em grupo, como por exemplo em academias de artes maricias, ou até mesmo com aulas particulares.
Entretanto, muitos treinamentos já são realizados virtualmente ao vivo ou até mesmo com aulas gravadas onde o aluno consegue acessar em qualquer lugar do mundo e assistir quantas vezes quiser.
Existem inúmeros benefícios a prática regular do taichi. Podemos destacar algumas os beneficios percebidos a curto médio prazo:
– Diminuição do estresse, ansiedade e depressão.
– Diminuição de dores no corpo.
– Melhora do Humor.
– Maior energia e resistência.
– Maior flexibilidade, equilíbrio e agilidade.
– Maior força e definição muscular.
Felizmente a prática do taichi não há contra-indicações, mesmo se o indivíduo tiver com alguma limitação de movimento.
É possível ajustar a atividade de acordo com o estado físico em que a pessoa se encontra.
Além de ser uma excelente atividade que trabalha a consciência corporal, concentração, fortalecimento e resistência muscular, é também comprovado cientificamente que auxilia no combate de doenças crônicas como:
– ansiedade
– dores no corpo
– pressão alta
– parkinson
– alzheimer
– artrites, etc.